domingo, 1 de agosto de 2010

Pequena Miss Sunshine (2006)

Título Original: Little Miss Sunshine
Cineasta: Jonathan Dayton, Valerie Faris
Duração: 101 min.
Formato: RMVB
Legenda: PT-BR
Gênero: Comédia
Origem: EUA
Diálogo: Inglês
Elenco: Abigail Breslin, Greg Kinnear, Paul Dano, Alan Arkin, Toni Collete, Steve Carell,


Sinopse: Uma família desajustada viaja do Novo México para a Califórnia em uma Kombi enferrujada para que a pequena Olive, de 7 anos, possa participar de um concurso de beleza de pré-adolescentes. Essa jornada tragicômica de três dias, repleta de surpresas alucinadas que levam à grande estréias de Olive, mudará toda essa família para sempre.
Considerando-se que é um melodrama familiar, o filme de Jonathan Dayton e Valerie Faris consegue até dar algum frescor à fórmula, confinando pessoas do mesmo sangue em um só espaço, durante um período de tempo suficientemente tenso, agravado por imprevistos e depois vendo uma nova afeição surgir. Nesse ciclo, as calamidades se acumulam, fazendo com que a união familiar se veja cada vez mais prejudicada. A natureza um pouco exagerada e o espírito inventivo do roteirista Michael Arndt transformam os absurdos dessa família em coisas que poderiam ser inerentes a pessoas reais mesmo quando, por vezes, tais pessoas possam parecer personagens surreais de uma história em quadrinhos.
Uma família composta por seis personagens, incluindo o estudioso mais famoso de Proust dos Estados Unidos, convalescendo de uma tentativa de suicídio malsucedida por estar passando pelo pior momento de sua vida pessoal e profissional (Steve Carell); um avô desbocado e viciado em heroína, cuja concepção de afeto é algo que só ele entende (Alan Arkin); um adolescente acabrunhado e mudo por opção, que usa o silêncio como uma técnica de purificação e de protesto diante da loucura de seus pais (Paul Dano); uma pequena garota viajando para concorrer num concurso de beleza de pré-adolescentes, sendo essa viagem o tema central do filme, mesmo que ela fosse o oposto de qualquer padrão concebível que se possa ter de beleza e talento (Abigail Breslin); o pai, um otimista inveterado e palestrante motivacional fracassado à beira da falência (Greg Kinner); e a mãe, um mulher que trabalha dentro e fora do lar, sem a menor ideia de como sanar os problemas de toda essa gente confusa, baratinada e machucada pela vida ao seu redor (Toni Collette).
Anunciado como a retomada do cinema independente, Pequena Miss Sunshine é também uma junção bem-sucedida de pequenos contos, intencionalmente excêntricos e fora do eixo, mas que podem ser tocantes justamente por estarem fora do que normalmente se vê no telão.
Curiosidades:
  • Foram necessários 5 anos até que o filme fosse concluído, devido a problemas financeiros;
  • O orçamento de Pequena Miss Sunshine foi de US$ 8 milhões;
  • Este é o 2º filme em que Greg Kinnear e Toni Collette atuam juntos. O anterior foi Jantar com Amigos (2001)
Oscar 79º - 2007:
  • Alan Arkin (ator coadjuvante);
  • Michael Arndt (roteiro original)

Indicação ao Oscar 79º - 2007:

  • Melhor Filme;
  • Abigail Breslin (melhor atriz coadjuvante);

Trailer/ IMDB

Download




Nenhum comentário:

Postar um comentário