Cineasta: Jean-Perre Jeunet
Duração: 120 min.
Formato: RMVB
Legenda: PT-BR
Roteiro: Jean-Perre Jeunet
Gênero: Comédia, Fantasia
Origem: França
Diálogo: Francês
Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Jamel Debbouze, Yolande Moreau
Sinopse: Amélie é uma jovem que se muda do subúrbio, onde morava com a família, para Paris, para trabalhar como garçonete. Ela encontra uma caixinha cheia de itens pessoais escondida no banheiro de sua casa e decide entregá-la ao antigo dono, revendo pequenos conceitos que mudarão sua vida.
O roteirista e diretor Jean-Pierre Jeunet já havia se revelado um talentoso criador de mundos fantásticos e semifamiliares.
À primeira vista, Amélie se passa no mundo real. Mas, através de um conjunto memorável de efeitos brincalhões (incluse literalmente), Jeunet transforma a França contemporânea em um belo e surreal reflexo da realidade, no qual a personagem principal idealista e de olhos arregalados espalha amor e felicidade às caras amarradas ao seu redor.
A própria Amélie, no entanto, está deprimida, e decide gastar um pouco de sua energia fabulosa na busca do amor verdadeiro. Ela é representada com a precisão inocente de uma criança levada por Audrey Tautou, que irradia boa índole mas também tem um quê de safadeza que combina com seu sorriso matreiro. Por mais que o mundo de Amélie seja fantástico, você está sempre bem certo de que o filme fala sobre como dois corações batendo em lados opostos de uma grande metrópole podem encontrar uma maneira de se unir e bater como um só.
Curiosidades:
- Direção de Fotografia - Os Melhores da Década: A revista American Cinematographer, bíblia dos diretores de fotografia norte-americanos, publicou recentemente uma lista dos 50 melhores filmes do gênero entre 1998 e 2008. O top 5 é o seguinte:
- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
- Filhos da Esperança
- O Resgate do Soldado Ryan
- Sangue Negro
- Onde os Fracos Não Tem Vez
Indicação ao Oscar 74º - 2002:
- França (melhor filme estrangeiro);
- Guillaume Laurant, Jean-Pierre Jeunet (roteiro original);
- Aline Bnetto (direção de arte);
- Bruno Delbonnel (fotografia);
- Vincent Arnaldi (som)
Nenhum comentário:
Postar um comentário