Cineasta: François Truffaut
Duração: 99 min.
Formato: RMVB
Legenda: PT-BR
Roteiro: François Truffaut
Gênero: Drama
Origem: França
Diálogo: Francês
Elenco: Jean-Pierre Léaud, Claire Maurier, Albert Rémy, Guy Decomble, Georges Flamant
Sinopse: Antoine Doinel é um garoto de 14 anos. Seus pais não lhe dão muita atenção, então ele mata aula para ir ao cinema e sair com seus amigos. Certo dia, ele descobre que sua mãe tem um amante. Este é o primeiro longa de Truffaut, considerado um dos diretores europeus mais importantes de todos os tempos.
O longa-metragem de estréia de Fraçois Truffaut, Os Incompreendidos, lhe rendeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 1959. Da noite para o dia, o jovem realizador estava no mapa da cultura cinematográfica mundial - e preparando o caminho para companheiros de nouvelle vague, como Jean-Luc-Godard e Eric Rohmer, que já estavam envolvidos em seus próprios projetos de vanguarda.
Como outros cineastas da nouvelle vague, Truffaut cultivava suas principais ideias escrevendo artigos para a Cahiers du Cinéma, a sofisticada revista de cinema editada por André Bazin - que muitas vezes incentivava os críticos da publicação a perseguirem suas convicções para além das questões estéticas e filosóficas que lhe interessavam pessoalmente. Truffaut era o colaborador mais agressivos do grupo, criticando ferrozmente a "tradição de qualidade" do cinema francês enquanto formulava a politique des auteurs que encarava diretores extremamente criativos como os principais autores de seus filmes.
Curiosidades:
- Filme de estreia de François Truffaut como diretor.
- O diretor François Truffaut aparece em uma pequena ponta, como um homem fumando um cigarro.
Indicação ao Oscar 32º - 1960:
- François Truffaut, Marcel Moussy (roteiro)
Festival de Cannes:
- François Truffaut (diretor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário